RSS

O Grande Gatsby

13 dez

O grande Gatsby

Editora Círculo do livro, 220 páginas.

O livro é narrado em primeira pessoa por Nick. Personagem principal que se muda para uma ilha próxima á nova York e tem por vizinho a mansão do Sr. Gatsby.

Nick não conhece seu vizinho, porém, observa as grandiosas festas dadas frequentemente por Gatsby na casa ao lado, as quais se caracterizam por serem grandiosas com abundância de comidas, bebidas, música e convidados que, em sua maioria, nem ao menos conhecem o anfitrião.

A história começa com uma vizita de Nick a Tom, antigo companheiro de universidade, e Daisy, casada com Tom e prima de segundo grau de Nick. Lá chegando ele tem conhecimento pela primeira vez da grande popularidade de seu vizinho e também da vida extraconjugal de Tom. Após retornar á casa, Nick recebe um convite para participar da próxima festa oferecida por Gatsby. Lá chegando ele é, finalmente, apresentado ao anfitrião e toma conhecimento de um antigo envolvimento amoroso por parte dele e sua prima Daisy.

A partir de então, Gatsby aproxima-se cada vez mais de Nick e elabora um plano com ele para tentar se reaproximar de Daisy novamente a fim de reconquistar o amor de sua vida.

Este livro é um romance que tem por ponto principal o triângulo amoroso: Gatsby, Daisy e Tom, porém, além do romance em si, o autor usa Gatsby como elemento intrigante do romance. Ninguém conhece exatamente qual é seu passado, como ele adquiriu sua grande fortuna. Ao longo do livro várias teorias são expostas que deixam o leitor intrigado com essa áurea de suspense que o cerca.

Quanto aos personagens principais temos:

Gatsby: É envolto em mistérios, personagem enigmático que se apresenta no desenrolar do romance como alguém atormentado pelo passado e constantemente preso a ele.

Nick: Narrador do livro. Personagem tranquilo, que tenta sempre ver o lado bom das pessoas e tenta ajudar a todos sempre que possível.

Daisy: Mulher da alta sociedade, também assombrada pelo passado. Dá a impressão de ser uma pessoa contida, reprimida e com medo de realizar grandes mudanças receando perder a comodidade que alcançou, apesar de não estar totalmente feliz com o que conquistou.

Tom: Homem grande, forte, de temperamento agressivo, possessivo, egoísta e infiel.

O livro possui uma escrita fácil que lhe permite fazer um leitura tranquila. F.Scott Fitgerald escreve um romance maravilhoso, com personagens bem definidos, e entremeado de pontos.

 

 
1 comentário

Publicado por em 13 de dezembro de 2012 em Resenha

 

Uma resposta para “O Grande Gatsby

  1. Epitácio Carvalho

    16 de janeiro de 2013 at 11:38

    O livro é realmente maravilhoso! Eu o li há poucos dias, incentivado por essa resenha. Eu diria que é um livro de festas e confusão de sentmentos dos personagens envolvidos. Desilusões e frustrações tbm fazem parte do quadro geral. Agradeço muito pela resenha, pois isso me possibilitou essa leitura tão agradável. Muitíssimo obrigado, Dener!!!

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Isaac Sabe!

Seja o Newton, o Asimov ou o seu Isaac da esquina.. ele sabe!

%d blogueiros gostam disto: