RSS

SOB A REDOMA

13 abr

Stephen King

Escrito pelo mestre do terror, Sob a redoma foi idealizado inicialmente em 1976, logo constatamos o total desvinculo com a história do filme dos Simpsons lançado apenas em 2007 (comentários que venho encontrado em alguns textos referentes a esse livro). Desenvolvido sob minuciosa e vasta pesquisa com relação a efeitos climáticos, mísseis, metanfetamina, etc. o livro usa a redoma como plano de fundo e enfoca as atitudes humanas.

Vamos nos situar no livro então: Sob a Redoma conta história de uma pequena e pacata cidade chamada Chester`s Mill. Num belo dia inúmeros acidentes acontecem simultaneamente: uma marmota é cortada ao meio, um veado é decapitado, um caro bate no vazio, um avião explode, uma mulher tem o braço guilhotinado pelo ar, etc… este foi o dia em que a redoma caiu sobre a cidade. A partir de então ninguém entra e ninguém sai, chuva e vento são filtrados tornando o ambiente dentro da redoma cada vez mais intolerável. Ao longo do primeiro dias inúmeras crianças dentro da redoma passam a sofrer convulsões e a ter visões do futuro dentro da cidade, fatos que aumentam ainda mais o mistério que envolve o livro. A partir de então acompanhamos a vida de todos os habitantes dessa redoma e como as atitudes deles influenciam em seu futuro dentro desse ambiente hostil. Durante o livro vamos descobrindo os segredos da redoma, de onde ela veio e quais são os responsáveis.

Como não poderia deixar de ser em se tratando de um livro de Stephen King, existem muitos trechos pesados e sanguinolentos e cenas de sexo que podem incomodar alguns leitores, porém, acho que esse tom mais pesado empresta ao romance uma face mais séria que tira o enfoque do cenário fantasioso emprestado pela redoma.

Por se tratar de um livro que conta a história de uma cidade inteira, a obra é inundada por incontáveis personagens. Iniciei o livro com receio de não conseguir me familiarizar com todos eles, porém a escrita inteligente e descrições claras nos mantém em sintonia com todos os moradores de Chesters`s Mill fazendo com que nos afeiçoemos a alguns e queiramos esganar com a próprias mão outros.

Mis um ponto importante da obra é a narrativa intensa que não desacelera em nenhum momento ao longo de todas as 950 páginas do romance. O ritmo do livro o torna bastante difícil de largar antes do final. Stephen King termina cada capítulo com um gancho que te fisga e arrasta para o próximo capítulo sempre mantendo o mistério vivo. Usando as palavras do próprio autor: “Tentei escrever um livro que mantivesse o pedal no fundo o tempo todo”

Para finalizar a resenha gostaria de fazer uma análise do final. Não se preocupem, vou abster-me de spoiler, mas gostaria de convidar você, leitor, que já leu o livro, ou que não se incomoda de saber seu final antes de tê-lo lido, a assistir ao vídeo-resenha no canal do youtube no qual eu comento o que achei do final e abro um espaço para discussão sobre as interpretações feitas sobre isso. Só o que falarei aqui é que encarei este livro como uma grande alegoria para algo maior. Por favor, participem da discussão!

Só o que me resta dizer é que estes foram os oitenta reais mais bem gastos até então. Ótimo livro e recomento a todos!

PS: Sob a Redoma teve seus direitos comprados e virará uma série de televisão sob a direção de Steven Spielberg!  lol lol lol lol lol

 
1 comentário

Publicado por em 13 de abril de 2013 em Sem categoria

 

Uma resposta para “SOB A REDOMA

  1. Junior

    26 de junho de 2013 at 2:50

    Olá, gostei muito do seu vídeo, acabei de assistir o primeiro ep. da série,e fiquei louco pra ler o livro, mas como não tenho tempo pra ler outra coisa a não ser livros do meu curso de filosofia antiga, fica difícil, mas gostei de saber sobre o final, e acredito tb que cabe vária interpretações. Espero conseguir ler esse livro nas férias, irei acompanhar a série, mas como nós sabemos, muita coisa muda.

    Vlw pelo vídeo..vou ficar de olho nesse blog, pra pegar umas dicas de outros livros…

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Isaac Sabe!

Seja o Newton, o Asimov ou o seu Isaac da esquina.. ele sabe!

%d blogueiros gostam disto: