RSS

O CORAÇÃO DAS TREVAS

30 abr

Józef Teodor Konrad Korzeniowski

O livro foi publicado inicialmente em 1902 e é a obra mais aclamada do autor. Este, dentre vários outros romances, novelas e contos, foi o responsável pelo seu reconhecimento como escritor. Jósef Konrad trabalhou durante dezesseis anos como marinheiro, tirando daí sua pesquisa e plano de fundo para várias histórias, inclusive O Coração das Trevas.

Esta obra conta-nos uma aventura de Marlow. O personagem principal está sentado no convés de um navio apreciando o sol poente com os amigos e passa a narrar para eles, e consequentemente para o leitor, um fato que ocorreu no seu passado.

Sua história apresenta um período de sua vida em que trabalhou em um barco a vapor para uma companhia de comércio e extração de marfim. O autor passa então a explorar um cenário totalmente desolador e uma realidade revoltante caracterizada pelos maus trados e trabalho escravo, além de apresentar personagens diversos cada um responsável por extrair do leitor um sentimento diferente.

O livro é narrado em primeira pessoa e como explora a narrativa do personagem principal, a obra possui pouquíssimos diálogos, tornando o livro fluído e de fácil leitura, o que é auxiliado pelo vocabulário simples. Ao mesmo tempo, o livro possui um nível de detalhamento e profundidade que beira uma obra de arte. As descrições do autor das paisagens e a análise feita dos sentimentos e aflições vividos pelo personagem são feitas de tal maneira que temos a impressão de estarmos lendo uma poesia. Atrelado a isso temos um livro de poucas páginas que se torna impossível de deixar de lado. Você o devorará de uma bocada só!

A obra pinta um quadro que nos permite várias reflexões e somos capazes de perceber claramente a crítica do autor quanto às atitudes humanas. Infelizmente terminei o livro com uma sensação de que deixei passar algo. O livro deve ser e relido, mas de antemão posso indicar de olhos fechados O Coração das Trevas!

LEITURA OBRIGATÓRIA!

 
2 Comentários

Publicado por em 30 de abril de 2013 em Sem categoria

 

2 Respostas para “O CORAÇÃO DAS TREVAS

  1. Epitácio Carvalho

    1 de maio de 2013 at 12:35

    Parece uma daquelas aventuras deliciosíssimas. Daquele tipo de leitura que nos faz viajar quase literalmente. Muito interessante!

     
    • denerb

      1 de maio de 2013 at 16:29

      é bem por aí mesmo Epitácio! ;D

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Isaac Sabe!

Seja o Newton, o Asimov ou o seu Isaac da esquina.. ele sabe!

%d blogueiros gostam disto: