RSS

Tirando do Baú #1: O PERFUME – A História de Um Assassino

30 abr

Olá pessoal! Venho aqui hoje para iniciar um projeto diferente. Vou chamá-lo de TIRANDO DO BAÚ. Aí você me pergunta: “ Que história é esse Dener?”

Aí eu respondo: A ideia surgiu já faz um tempinho, mas resolvi botar em prática depois de um comentário no qual me pediram para resenhar um livro que eu já havia lido há muito tempo! A ideia consiste em uma vez por semana resenhar um livro antigo da minha estante.

Como eu tenho muitos livros lidos antes da criação do blog e do vlog resolvi criar esse projeto, assim, mesmo que eu não leia nada no mês (o que dificilmente acontece) eu vou ter algo para vocês. Porém, é preciso salientar que, pelo fato de eu já ter lido o livro ha algum tempo as resenhas, provavelmente serão mais superficiais que o normal.

Ok. Vamos começar?

O PERFUME

A História de Um Assassino

 

Patrick Suskind

Publicado inicialmente em 1985, o livro de estreia de Patrick foi um sucesso de vendas ajudando a deslanchar a carreira de seu escritor que, antes disso, apenas escrevia roteiro para televisão, tornando-o mundialmente famoso.

O livro nos conta a peculiar história de Jean-Baptiste Grenouille, um órfão que nasceu na podre Paris do séc XVIII. Sendo criado sem família e peregrinando por vários orfanatos, Grenouille possuía uma particularidade: possuía um olfato super desenvolvido.

Desde criança conseguia sentir o aroma de qualquer coisa a grande distância e logo percebeu que ele mesmo não possuía nenhum, fazendo com que transitasse sem que fosse notado por ninguém.

A história se desenvolve a partir do momento em que Grenouille aprende a arte de extrair o aroma de plantas e flores e passa a criar perfumes que o tornam perceptível para as outras pessoas. Concomitantemente percebe que é capaz de manipular a reação das pessoas com relação a si mesmo simplesmente alternando a fragrância que usa.

O autor parte da seguinte premissa:

“…as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre tração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas”

Partindo desse princípio Grenouille parte em busca de um perfume perfeito capaz de despertar a amor das pessoas usando uma matéria prima, no mínimo peculiar.

O livro é extremamente original, possui uma narrativa gostosa de ser lida e contínua, devido à quietude do personagem principal o livro possui poucos diálogos, tornando a narrativa ainda mais simples e apreciável.

Porém devo alertar: O Perfume é um livro para se amar ou odiar. Deve ser lido com a mente bem aberta, pois trás uma história totalmente nova, com um pezinho no fantástico culminando com um final que pode espantar a muitos, portanto, devore-o e venha me dizer o que achou dele ok?

Totalmente recomentado, este livro é uma das minhas histórias preferidas e até hoje não encontrei nada que o barrasse em originalidade e inovação.

 PERFEITO!

 
2 Comentários

Publicado por em 30 de abril de 2013 em Sem categoria

 

2 Respostas para “Tirando do Baú #1: O PERFUME – A História de Um Assassino

  1. Epitácio Carvalho

    1 de maio de 2013 at 12:30

    Adorei a novidade, Dener. Pra vc é uma forma legal de revier leituras passadas e para nós, seguidores do blog, fica o mais bacana: investir nas novas leituras postadas aqui. Boníssima sorte no novo projeto!!! Amei a ideia!

     
    • denerb

      1 de maio de 2013 at 16:30

      é ideia é exatamente essa! Fico contente que tenha gostado! Abraços…

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Isaac Sabe!

Seja o Newton, o Asimov ou o seu Isaac da esquina.. ele sabe!

%d blogueiros gostam disto: